Nas Notícias

Resta atribuir quatro mandatos nas eleições eEuropeias de ontem

parlamento europeuCom sete mandatos, o Partido Socialista (PS) conseguiu, nestas eleições europeias de domingo, maior número de representantes, com 3092 freguesias apuradas. No entanto, de acordo com a Direção Geral de Administração Interna (DGAI), resta atribuir quatro mandatos do total de 21 deputados portugueses do Parlamento Europeu. Os votos do estrangeiro estão por apurar e as contas finais também.

As eleições europeias de ontem, em Portugal, têm um vencedor: o PS, com sete mandatos, será a força partidária com maior representação. A Aliança Portugal (coligação PSD/CDS-PP) tem seis eleitos, a CDU (PCP-PEV) conta com dois e o Partido da Terra e o Bloco de Esquerda contam com um cada.

Apesar de 3092 freguesias estarem apuradas, restam contar os votos dos consulados, de eleitores portugueses no estrangeiro.

Por definir estão também os votos de 12 freguesias que fizeram boicote às eleições europeias, sendo que estão contabilizados 99,46 por cento dos votos.

Deste modo, faltam atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu. Jorge Miguéis, diretor-geral da Administração Interna, informou, em declarações à Lusa, que o processo de contagem dos votos em falta não deve estar encerrado hoje.

E a questão dos boicotes só será decidida depois de contados os votos dos consulados. “Só sabemos se as 12 freguesias vão a votos depois de apurar o número dos votos que chegam dos consulados”, diz à Lusa.

Em destaque

Subir