Fórmula 1

Responsáveis das equipas votam novo formato de qualificação na F1

F1qualifNewRules116

Responsáveis das equipas de Fórmula 1, reunidos em Genebra (Suíça) votaram por unanimidade em favor de novas regras na qualificação dos grandes prémios, cuja intenção é ‘apimentar’ mais as coisas e tornar o desfecho um pouco mais imprevisível.

Nesta reunião do Grupo de Estratégia e da comissão de Fórmula 1 da FIA, votou-se em favor de um formato que continuará a ter três segmentos, mas com duração diferente, que obriga os pilotos a estarem o mais tempo em pista sob pena de serem eliminados a qualquer instante.

Não se sabe muito bem como funcionará o sistema, por que isso não foi completamente determinado, embora a qualificação continue a ter uma hora de duração.
Eis o que ficou decidido nesta reunião em Genebra:

A Q1 terá agora a duração de 16 minutos e após sete minutos o piloto mais lento fica de fora, A cada 90 segundos o mais lento é eliminado até restarem apenas 15 pilotos.

Após uma pequena pausa tem lugar a Q2 e nos últimos 15 minutos o piloto mais lento é afastado após seis minutos. Como sucede na sessão anterior o mais lento vai ficar de fora a cada 90 segundos até ficarem apenas oito pilotos.

Como é óbvio são os últimos oito pilotos que disputam a Q3, para os restantes 14 minutos de qualificação, repetindo o processo com o mais lento a já não participar nos últimos cinco minutos da sessão. Aí mais dois pilotos são eliminados após períodos de 90 segundos, para os dois restantes disputarem a ‘pole position’ no último minuto.

Em destaque

Subir