Apresentações/Novidades

Renault quer seduzir com o novo ‘crossover’ Kadjar

Kadjar115 O Salão de Genebra veio na altura certa para a Renault fazer o lançamento do seu novo ‘crossover’ Kadjar. Uma espécie de ‘irmão’ do Captur, mais sedutor, na opinião da marca do losango.
Kadjar115 600Em termos de segmento o Kadjar – que será fabricado pela Renault na China –  posiciona-se logo acima do Captur, e utiliza uma plataforma comum (CMF) à Nissan, com uma estética que faz lembrar o seu ‘irnão’.
Tal como no Captur, haverá versões de tração integral e dianteira, que encaixam numa condução fora de estrada ou quotidiana, mas que se tipifica pela funcionalidade e espaço, mercê de dimensões compactas – 4,4 metros de comprimento por 1,8 de largura e 1,6 metros de altura. A distância ao solo foi pensada para a utilização fora de estrada.
O equipamento de série inclui já a tecnologia da nova geração, como é o caso da luz guia LED em forma de ‘c’ nos faróis diurnos (DRL) dianteiros, que combina com o requinte e modernidade interior. Já o tejadilho em vidro de 1,5 metros quadrados proporciona muita luminosidade para o interior durante o dia
Kadjar215 600No painel de bordo percebe-se o design e tem-se a sensação de espaço, com os ventiladores a serem contronados por elementos em cromado, enquanto a consola centrar é decorada com dois frisos laterai. O design também é percetível na alavanca de velocidades, e acentua o cariz desportivo do habitáculo, onde bancos envolventes esperam os ocupantes, que na segunda beneficiam de generosos elementos de retenção lateral.
A modularidade é fácil e intuitiva, graças aos manípulos no porta-bagagens. O sistema ‘Easy Break’ permite o desbloqueio e o rebatimento automático do banco traseiro na configuração 1/3-2/3. Para além disso o banco do passageiro dianteiro pode ser transformado na posição  de mesa, através de um manípulo situado sob o assento.
As duas posições do piso do porta-bagagens escolher entre uma posição alta de piso plano completo para facilitar o transporte de objetos volumosos ou uma posição baixa para um volume de carga máximo de 472 dm3.
O Kadjar dispõe ainda de 30 litros de volume útil em locais de arrumação distribuídos pelo habitáculo.
Na variante de tração integral, o Kadjar possui três modos de utilização – Auto, Lock e 2 WD. Neste último, em duas rodas motrizes, há a função Grip Control, que, associada a pneus ‘Mud and Snow’ permitem manter a aderência em condições de condução difíceis. A distância ao solo de 190mm, bem com os bons ângulos de ataque (18º) e de saída (25º) garante a eficácia numa utilização fora de estrada.
Kadjar315 600Em termos de motorizações, são propostos dois blocos diesel equipados com o sistema start & stop com recuperação de energia de travagem, e integram as mais recentes tecnologias em matéria de redução do atrito. Todos à norma Euro 6b e estão equipados com dispositivo de retenção de dióxido de azoto, para além de filtro de partículas.
O motor dCi de 110 cv é mesmo o melhor do seu segmento em termos de emissões e consumos, que se situam nos 99g/km de CO2 e 3,8l/100 km, respetivamente, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades – em aternativa está disponível a transmissão automática também de seis relações.
Já o bloco Energy dCi de 130 cv está disponível tanto nas versões 4×2 como 4×4. Um 16 válvulas também associado a uma caixa manual de seis velocidades, com um binário de 320 Nm, que permite acelerações rápidas e recuperações eficazes em todos os regimes.
O Kadjkar está também disponível com o motor a gasolina Energy 1.2 Tce de 130 cv, também servido por uma caixa de seis relações, e oferece as mesmas prestações de um motor atmosférico de 2,0 litros, mercê da tecnologia de injeção direta e do trubo-coletor integrado, beneficiando de um forte binário a baixos regimes. 
 

Em destaque

Subir