Nas Notícias

Relatório diz que uma pasta de dentes tem substância potencialmente cancerígena

dentistaDe acordo com a Bloomberg News, a pasta de dentes Colgate Total tem triclosan, uma substância potencialmente cancerígena. A pasta foi aprovada em 1997 pelo Food and Drug Administration, mas os dados toxicológicos só agora foram conhecidos. A Colgate desmente riscos e lembra que nos “quase 18 anos que Colgate Total tem estado no mercado dos EUA não houve nenhum problema de segurança”.

Uma investigação da Bloomberg News, que cita um documento do Food and Drug Administration (FDA), regulador norte-americano do medicamento, revela que o triclosan, produto químico que está presente nas pastas de dentes Colgate Total, potencia os riscos cancerígenos.

A pasta de dentes em causa foi aprovada em 1997, pelo FDA, mas os dados toxicológicos que serviram de base para aprovar a pasta só agora são conhecidos.

Um relatório, que foi divulgado pela Bloomberg News, sugere que o triclosan presente naquele dentífrico pode aumentar o risco de cancro.

“As páginas recentemente lançadas, em conjunto com novas pesquisas sobre o triclosan, levantam dúvidas sobre se a agência [FDA] fez as diligências corretas na aprovação total, há 17 anos”, sustentam investigadores citados pela Bloomberg.

No entanto, a Colgate nega e garante que a substância só é potencialmente perigosa em quantidades elevadas, o que não será o caso.

E lembra que a pasta de dentes está no mercado há quase 18 anos, sem registo de problemas do foro cancerígeno ou outro.

“Nos quase 18 anos que Colgate Total tem estado no mercado do EUA não houve nenhum problema de segurança”, salienta Thomas DiPiazza, porta-voz da empresa.

O triclosan é um químico que tem a capacidade de reduzir a contaminação através de bactérias.

É usado em alguns produtos domésticos, entre os quais sabonetes, detergentes e pastas de dentes.

O FDA, órgão governamental norte-americano que regulamenta o uso de substâncias com potenciais riscos à saúde, está a proceder a reavaliações sobre a sua segurança.

Em destaque

Subir