Nas Notícias

Veja os estragos, no Equador, de um sismo com magnitude de 5,1

sismo em quito A terra tremeu ontem no Equador. Na capital, Quito, morreram duas pessoas. As autoridades referem que o sismo, que atingiu uma magnitude de 5,1, e as réplicas provocaram ainda ferimentos em oito pessoas. Há ainda quatro pessoas dadas como desaparecidas.

Um terramoto atingiu ontem o Equador, com epicentro na província de Pichincha, onde se localiza a capital do país (Quito), e provocou dois mortos.

O número poderá vir a aumentar, uma vez que ainda há quatro pessoas desaparecidas. Outras oito ficaram feridas.

O sismo, que ocorreu a uma profundidade de cinco quilómetros, atingiu uma magnitude de 5,1,s egundo o Instituto de Geofísica.

Numa informação preliminar, emitida através do Twitter, o organismo acrescentou que o tremor ocorreu às 14h58 locais, quando seriam 20h58 em Portugal continental, e foi seguido por várias réplicas.

Mauricio Rodas, presidente da Câmara de Quito, esclareceu que as duas vítimas mortais foram um menino de 4 anos, que residia na parte norte da cidade, e um homem apanhado num deslizamento de terras em San Antonio de Pichincha, quando estava a trabalhar na mina de Catequilla.

Apesar da extração mineira ser ilegal na zona, há várias operações clandestinas: foi assim que oito pessoas ficaram feridas e outras quatro desapareceram, sendo provável que tenham ficado soterradas após o deslizamento de terras.

Na altura do sismo, as autoridades conseguiram evacuar 68 pessoas, retiradas para cinco abrigos.

Em Pomasqui, uma localidade a 10 quilómetros de Quito, o terramoto provocou danos em 64 casas.

A Comissão de Operações de Emergência enviou para o local várias equipas de socorro e resgate.

O tremor da terra também se fez sentir no ar, pois o Aeroporto Internacional Mariscal Sucre esteve, ao longo de três horas, com as operações suspensas.

Em destaque

Subir