Nas Notícias

Refrigerantes e tabaco mais caros a partir de hoje

A partir desta quarta-feira, há novos preços para os refrigerantes e para o tabaco. As medidas constavam do Orçamento de Estado para 2017. No caso das bebidas, passam a ser taxadas de acordo com a quantidade do açúcar, sendo que uma garrafa de litro e meio poderá custar mais 30 cêntimos. Já os cigarros aumentam entre cinco e 10 cêntimos o maço.

O aumento do preço dos refrigerantes e do tabaco vigora a partir de hoje.

A medida anunciada pelo Governo aquando da apresentação do Orçamento de Estado não agradou à indústria do setor das bebidas, que teme pela sua própria sustentabilidade, dada a proximidade com Espanha e a tributação menos agressiva, no país vizinho.

Uma garrafa de litro e meio de um qualquer refrigerante pode custar 30 cêntimos a mais. O cálculo do preço tem em consideração a quantidade de açúcar: as bebidas com menos de 80 gramas de teor de açúcar por litro terão um imposto de 8,22 euros por hectolitro. Já as bebidas com mais do que aquela quantidade de açúcar custarão 16,46 euros por cada 100 litros.

Relativamente ao tabaco, também apresenta novos preços, a partir desta quarta-feira. Um maço pode custar mais 10 cêntimos. São medidas de âmbito fiscal que têm um objetivo de incentivar à cessação tabágica, mas de eficácia questionável.

 

Em destaque

Subir