Tecnologia

Redes sociais: Facebook ativa novas políticas de privacidade em breve

facebook1Plataforma social vai simplificar os processos, disponibilizando explicações numa linguagem para que todos percebam. Principais novidades estão naquilo que queremos ou não mostrar aos outros.

O Facebook parece disposto a praticamente tudo para acabar com os inúmeros rumores acerca das suas políticas de privacidade. Esta quarta-feira, e depois de ter disponibilizado uma votação para todos os utilizadores, a rede social confirmou que vêm aí mudanças nesta parte.

Assim, e a partir da próxima segunda-feira, 17 de dezembro, a plataforma de Mark Zuckerberg vai disponibilizar uma série de ferramentas que prometem ajudar os utilizadores a configurar melhor as suas opções de privacidade.

Novidades
As principais mudanças estão naquilo que queremos ou não que seja partilhado ou visto pelos outros. O utilizador passa a poder facilmente bloquear por exemplo quem vê as suas fotografias, ou quem o pode identificar em fotos.

Outra das principais novidades é o acesso a essas mesmas configurações. Na verdade, grande parte das opções já existe na rede social. Contudo, e segundo os próprios responsáveis afirmam, mudar as preferências pessoais pode ser algo complicado para um utilizador comum. Assim, o Facebook promete simplificar os processos, disponibilizando atalhos mais rápidos e fáceis para que todos saibam facilmente ativar ou modificar as suas próprias políticas.

Utilizadores não percebem
Uma investigação levada a cabo pela Siegel+Gale, uma empresa norte-americana especializada em estudos de marcas e de mercado, publicada em maio de 2012, mostra que apenas 30 por cento dos utilizadores entende as políticas de privacidade no Facebook, e que as consegue moldar ao seu perfil. A rede social pretende agora, com as mudanças anunciadas, fazer crescer consideravelmente essa percentagem.

O Facebook tem atualmente mais de mil milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, são perto de quatro milhões e meio de pessoas com conta criada na maior rede social do mundo.

Em destaque

Subir