Mundo

Recuperação de violino com 300 anos, um Stradivarius, celebrada no Twitter

stradivariusstradivarius twitterUm Stradivarius roubado na semana passada foi ontem recuperado pela polícia, nos EUA. Para celebrar, as autoridades publicaram uma foto do precioso violino, que tem cerca de 300 anos de idade, no Twitter da polícia do estado de Milwaukee.

A polícia do estado de Milwaukee, nos EUA, conseguiu recuperar ontem um raro e secular violino que tinha sido roubado na semana passada. Tratava-se de um Stradivarius, um dos poucos instrumentos construídos há cerca de 300 anos pelo famoso artesão italiano Antonio Stradivarius. Para celebrar a recuperação imaculada do violino, no mesmo (bom) estado em que se encontrava antes do roubo, a polícia publicou uma foto do instrumento na conta do Twitter.

O Stradivarius, avaliado em 3,69 milhões de euros, tinha sido roubado a 27 de janeiro por dois homens e uma mulher, armados, num assalto ao primeiro violino e solista da Orquestra Sinfónica de Milwaukee Frank Almond, após uma atuação no Colégio Luterano de Wisconsin. Apesar do modo de atuação, as autoridades não acreditam que o trio de ladrões faça parte de uma rede organizada.

O objeto roubado não pertencia à Orquestra Sinfónica, mas sim a uma família que o emprestara para o referido espetáculo. O “Lipinski Stradivarius” em causa foi fabricado em 1715, em Cremona

Os Stradivarius são dos violinos mais conceituados do mundo, quer pela raridade (restam cerca de 600, todos de fabrico manual), quer pela inimitável sonoridade. Como exemplo do valor que um instrumento destes pode atingir refira-se que em 2011, na sequência do tsunami no Japão, um Stradivarius foi vendido num leilão de solidariedade por cerca de 11 milhões de euros. 

Em destaque

Subir