Cultura

Recorde: Tintim quase duplica valor em leilão ao render 2,5 milhões de euros

prancha com tintim 210prancha com tintimHá um novo recorde na banda desenhada. Um desenho original de Hergé, com Tintim em 34 situações diversas, foi leiloado por 2,5 milhões de euros, após 15 minutos de licitações. O anterior máximo pertencia a uma outra prancha com Tintim, vendida por 1,3 milhões.

As aventuras de Tintim nos leilões: depois dos 1,3 milhões de euros, um novo recorde de 2,5 milhões.

Foi no sábado que, num leilão realizado em Paris, pelas Artcurial, um desenho original de Hergé, com Tintim e Milu em 34 situações diferentes, estabeleceu um novo máximo na banda desenhada.

Após 15 minutos de licitações, um colecionador norte-americano (não identificado) arrematou a prancha datada de 1937 por 2,5 milhões de euros, quase duplicando o anterior recorde, que pertencia a uma prancha de ‘Tintim na América’, de 1932.

A peça, que evoca momentos diversos das várias aventuras de Tintim, desenhados com tinta da china, fora colocada a leilão com um preço base de 700 mil euros. A expetativa apontava para uma venda por valores a rondar os 900 mil euros, mas a licitação final esteve perto de triplicar essa previsão.

Os especialistas acreditam que este desenho de Hergé seria a capa e contracapa de uma nova aventura de Tintim, tanto mais que era conhecida a intenção do autor em levar o aventureiro para o norte gelado.

A prancha recordista dominou uma noite que a Artcurial dedicou ao artista belga. O leilão, com cerca de 500 lotes, rendeu mais de cinco milhões de euros. 

Em destaque

Subir