Mundo

Venezuela: Autarcas detidos ganham eleições através das mulheres

nic maduro feliz 210venezuela a votos Em dois municípios com autarcas detidos, na Venezuela, os vencedores das eleições autárquicas foram as esposas. Patrícia Fernández e Rosa Scarano triunfaram após os maridos terem sido afastados com o argumento de não terem desmantelado barricadas em manifestações.

A oposição venezuelana deu uma prova de força ao eleger, em dois municípios, as esposas dos autarcas que haviam sido impedidos de concorrer.

Em San Cristóbal e San Diego, o regime do presidente Nicolás Maduro impedira os presidentes das câmaras de tentarem renovar o mandato, detendo-os antes das eleições com o argumento de não terem desmantelado barricadas durante as recentes manifestações contra o Governo.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) não beneficiou com este afastamento dos autarcas, perdendo os dois municípios para a Mesa de Unidade Democrática (MUD), da oposição.

Em San Cristóbal, Patrícia Fernández foi eleita com 88.799 dos votos (73,62 por cento), um registo que bateu os 82.794 votos (67,67 por cento) de Daniel Ceballos, o marido, nas autárquicas de 2013.

Também Rosa Scarano, em San Diego, superou os resultados do marido: 33.603 votos (87,86 por cento), contra os 29.665 (75,24 por cento) de Enzo Scarano no ano passado.

“Todos devemos ler nestes resultados a lição que dão aos fatores políticos”, comentou Jorge Rodríguez, o coordenador nacional do PSUV, lembrando que os dois municípios são, historicamente, ganhos pela oposição.

Também o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assumiu, ainda antes de conhecer os resultados, a dificuldade dos socialistas triunfarem nestas duas autarquias.

Em San Cristóbal, Jesús Alejandro Méndez ficou-se pelos 25,52 por cento, enquanto Alexis Rafael Abreu conseguiu apenas 11,63 por cento dos votos em San Diego.

As abstenções nestes municípios, segundo as Juntas Eleitorais Regionais, foram de 41,41 por cento e de 36,49 por cento.

Enzo Scarano, presidente da Câmara Municipal de San Diego, foi detido a 20 de março, juntamente com Salvatore Lucchese Scaletta (chefe da polícia regional), por não ter cumprido uma ordem do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para desmantelar as barricadas erguidas por manifestantes contra o Governo.

Scarano foi condenado a 12 de fevereio, pelo STJ, a dez meses e 15 dias de prisão.

Daniel Ceballos, autarca de San Cristóbal, foi detido por desacato e condenado a 12 meses de prisão, a 25 de março.

O argumento para a sentença do STJ foi o mesmo: o presidente da Câmara não cumpriu uma ordem judicial para desmantelar as barricadas.

Recorde-se que a Venezuela tem registado confrontos diários há mais de três meses, devido à crise económica, inflação, escassez de produtos, insegurança, corrupção, alegada ingerência cubana e a repressão por parte de organismos de segurança do Estado.

Quase duas centenas de pessoas estão detidas, incluindo uma dezena de polícias, e estão em curso 180 investigações por alegadas violações de direitos humanos fundamentais dos manifestantes.

Dos confrontos já resultaram, oficialmente, 42 mortos.

Em destaque

Subir