Nas Notícias

Receitas turísticas superam em mil milhões o valor de 2015

As receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8 por cento em outubro, passando para os 1,3 mil milhões de euros. Este subida significa que os proveitos do setor superaram em dez meses o valor obtido no mesmo período do ano de 2015, segundo o Banco de Portugal.

De janeiro a outubro as receitas vindas do turismo atingiram 11 mil milhões de euros, um valor 10,3 por cento acima do registado no mesmo período em 2015.

Para além disto, o Banco de Portugal afirma que os turistas estrangeiros estão a dar um maior contributo para a economia nacional. Nos primeiros dez meses deixaram todos os dias 36 milhões de euros em Portugal, mais quatro milhões de euros do que deixavam no ano passado.

Os efeitos da sazonalidade estão também a sentir-se cada vez menos e, portanto, outubro foi o quarto melhor mês do ano para o turismo nacional, confirma a secretaria de Estado do Turismo. O INE tinha já revelado um aumento no número de dormidas e proveitos do setor, com mais 4 milhões de dormidas até outubro, do que em 2015, e um crescimento de 50% dos proveitos.

“Só este ano Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, comenta Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

 

Em destaque

Subir