Desporto

Real Madrid-Barcelona: Primeira meia hora bem real definiu Supertaça de Espanha

real barcelona 2Merengues conquistam a Supertaça do país vizinho com José Mourinho a tornar-se no primeiro da história a vencer os três principais títulos internos em quatro campeonatos diferentes.

O Real Madrid recebeu e venceu esta quarta-feira o Barcelona naquela que foi a segunda mão da Supertaça de Espanha. Na semana passada, em Camp Nou, os blaugrana adiantaram-se na eliminatória com uma vitória por 3-2. Nessa partida, a formação de Tito Vilanova ainda esteve a vencer por dois golos de diferença mas um erro de Victor Valdés permitiu ao Real chegar a esta mão com a desvantagem mínima.

Os da cada começaram a todo o gás, provavelmente na melhor meia hora de jogo do Real Madrid nos confrontos com o seu eterno rival, na era Mourinho. O golo apareceu naturalmente aos 11 minutos, por Higuain, isolado perante Valdés. Certo é que o avançado argentino esteve perdulário. Antes e depois de ter alcançado o tento, o camisola 20 podia ter feito as redes abanarem mais vezes.

Passados apenas oito minutos, um dos momentos da noite. Lançamento para as costas da defesa do Barcelona de Cristiano Ronaldo que, perante a pressão de Piqué, toca a bola por cima do central com o calcanhar. Depois de um domínio mal conseguido, o internacional português conseguiu mesmo marcar o 2-0. O Barça precisava de oxigénio urgentemente e a expulsão de Adriano, aos 28, fazia até antever uma goleada.

Goleada que acabou por não acontecer pelas razões já tantas vezes vistas nos duelos destas duas equipas. Com a vantagem, a formação de Mourinho acabou por recuar, preocupando-se em anular o tiki-taká dos forasteiros e lançando os avançados em contra-ataques venenosos.

O Barcelona, mesmo com 10, começou então a pautar a sua forma de jogar e em cima do intervalo, Lionel Messi apareceu, finalmente. Livre marcado de forma exímia pelo craque argentino. Casillas ainda voou mas nada podia fazer.

No segundo tempo, um par de oportunidades para cada lado. Os homens de Tito Vilanova tentaram de tudo para conseguir o empate a dois mas era definitivamente noite de Real Madrid.

O erro de Valdés em Camp Nou acabou por ser determinante para o desfecho desta Supertaça. Contudo, pelo desempenho do Real na primeira parte deste segundo jogo, pode dizer-se que o troféu é bem entregue.

O ‘Único’
Com a conquista da Supertaça de Espanha, José Mourinho torna-se no primeira da história a vencer os três principais títulos internos (Campeonato, Taça e Supertaça) em quatro países diferentes.

Em destaque

Subir