Economia

Combustíveis: ministro espanhol pede inquérito à subida dos preços antes de impostos

combustiveisOs combustíveis em Espanha são mais caros do que a média europeia, ainda antes de agravados pela carga fiscal. Com os custos finais ao consumidor em tendência de subida, o ministro da Indústria quer saber o que justifica pagar acima da média europeia.

Os preços dos combustíveis em Espanha têm disparado, o que despertou a atenção das autoridades para um facto até aqui ignorado. É que o gasóleo e a gasolina, ainda antes de aplicados os impostos, são mais caros do que a média europeia.

A justificação para esta diferença é ignorada pelo Governo espanhol, pelo que o ministro da Indústria, José Manuel Soria, vai pedir à Comissão de Concorrência e Energia que investigue o assunto, tanto mais que a carga fiscal em Espanha é menor do que a média europeia.

O ministro acrescentou, na mesma entrevista à TeleMadrid, que o Governo pondera estimular o mercado de automóveis em 2013, com um programa que incentive o setor “mais exportador” do país vizinho e do qual dependem “mais de 270 mil pessoas”, segundo José Manuel Soria.

Em destaque

Subir