Desporto

Rali de Portugal arranca esta quinta-feira (vídeo)

O maior espetáculo do mundo de ralis está pela 45ª vez em Portugal. A prova começa com um super especial realizada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, esta quinta-feira.

Em 2010 o rali teve início no Porto, com o Porto Road Show, na Avenida dos Aliados. Este ano, a super especial muda-se para a capital, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, com início marcado para as 15h30 da próxima quinta-feira. No dia seguinte o WRC muda-se de malas e bagagens para terras algarvias. Confira aqui o programa completo.

Até agora estão realizadas duas provas do campeonato do mundo de ralis (WRC). O finlandês Mikko Hirvonen, a volante do Ford Fiesta WRC, foi o vencedor da primeira, na neve da Suécia. Já no México, o primeiro lugar do pódio foi para o hexa-campeão mundial Sebastien Loeb, ao volante do Citroen DS3.

Na classificação geral, Mikko Hirvoven lidera com 46 pontos seguido de Loeb (37), Jari-Matti Latvala (31) e Mads Ostberg (28). A edição deste ano do campeonato do mundo de ralis sofreu enormes mudanças. Os carros com tração às quatro rodas foram substituídos pelos de duas. As principais marcas viram-se obrigadas a começar praticamente do zero, como a Citroen, que ‘largou’ o modelo C4 para competir com o DS3, e a Ford que trocou o Focus pelo Fiesta. Além destas mudanças, a FIA introduziu o “Power Stage”. Nada mais nada menos que uma classificativa extra, transmitida em direto, e que pode dar pontos extra aos três primeiros classificados. O mais rápido dessa mesma receberá três pontos extra para a sua classificação geral do rali, o segundo dois pontos, e o terceiro três. Desta forma, o número máximo de pontos ganhos num rali é agora de 28 (25 do primeiro lugar mais três da “Power Stage”).

O Rali de Portugal 2011 assinala também a estreia de Armindo Araújo no campeonato do mundo de ralis. O piloto de Santo Tirso vai estar ao volante da estreante Mini, fazendo parte da equipa MINI John Cooper Works (Super 2000).

Os pilotos já realizaram testes de preparação para a 45ª edição do Rali de Portugal. Confira aqui alguns vídeos:

Testes do Ford Fiesta WRC:
https://www.youtube.com/watch?v=Vn0HOgX-BmI

Testes do Citroen DS3 WRC:
https://www.youtube.com/watch?v=QWiIEmcVyV0

Testes de Armindo Araújo com o novo Mini WRC:
https://www.youtube.com/watch?v=R1YFHl2gkOc

Testes do Bernardo Sousa com Ford Fiesta WRC:
https://www.youtube.com/watch?v=nmzFr6atN4w

Em destaque

Subir