Nas Notícias

Radares da VCI vão ser ligados, mas não dão multa

vci porticosvci porticos 600Fonte da Estradas de Portugal adianta ao JN que os radares de deteção de excesso de velocidade na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto são ligados nesta quinta-feira. Os quatro pórticos não irão, no entanto, detetar infrações de forma automática e apenas servirão de aviso para persuadir os condutores.

Estão de regresso os radares da VCI, que foram instalados em 2002 e 2003, mas que foram desligados há algum tempo. O sistema, que deteta velocidades superiores a 90 quilómetros por hora, dava direito a multa aos condutores infratores, mas, garante o JN, vão apenas funcionar como sistema de prevenção.

Sempre que detetarem velocidades superiores às legais, as luzes dos pórticos acender-se-ão. Sem multas, porque há indefinição sobre quem pode emitir contraordenações. Apenas poderão ser multados condutores que forem detetados pelas autoridades.

Para já, os pórticos servirão apenas para alertar os condutores dos excessos de velocidade e para os dissuadir dessa infração. A Polícia de Segurança Pública não comenta o caso e a Câmara Municipal do Porto diz-se “envolvida no processo”, segundo aquele diário.

Certo é que – quando forem esclarecidas questões que se prendem com a entidade que pode entregar autos à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – o sistema poderá passar a provocar multas.

Em destaque

Subir