Nas Notícias

Quem disse que a cerveja provoca barriga? “Mito”, diz especialista

Dizer que a cerveja provoca barriga é uma mentira repetida que é tida como verdade. “Um mito, realça o especialista Wilmar Accursio. A cerveja provoca um aumento de peso, mas a gordura não se aloja apenas na zona abdominal, distribuindo-se pelo corpo todo. Acabou a barriga da cerveja.

O consumo da cerveja não deve ser associado ao aumento da barriga, de acordo com o endocrinologista Wilmar Accursio, que explica à Popular Science Brasil, uma revista brasileira, que não é verdade que a gordura da cerveja se aloje numa única zona do corpo: o abdómen.

É verdade que a cerveja provoca um aumento de peso, mas a gordura desta bebida – com forte tradição em Portugal e em muitos países europeus – distribui-se por todo o corpo e não se aloja apenas na zona abdominal.

Segundo realça Wilmar Accursio, a expressão “barriga de cerveja”, atribuída aos consumidores desta bebida, não passa de um erro, ou um mito. Aliás, beber até duas cervejas por dia não provoca sequer aumento da dimensão abdominal.

Nos casos de consumo excessivo, o corpo vai ressentir-se, com um aumento das gorduras, mas que não se confinam à barriga. Mas, porque razão alguns consumidores de cerveja ficam, de facto, mais barrigudos?

O endocrinologista tem uma explicação lógica: a fermentação da cerveja, logo após o seu consumo, provoca uma distensão na zona abdominal, mas apenas durante poucos minutos.

E este facto deu origem ao mito da barriga grande provocada pelo consumo habitual da cerveja. No entanto, essa concentração de gorduras não é permanente.

Saliente-se ainda que os malefícios da cerveja estão apenas relacionados com o seu consumo abusivo – tal como sucede com qualquer bebida. A Organização Mundial de Saúde salienta que o consumo de 66 centilitros, o equivalente a duas latas, não provoca danos na saúde. Nem faz barriga…

Em destaque

Subir