Nas Notícias

Queixou-se das dores de barriga provocadas pelo gémeo que não nasceu

Um jovem indiano foi internado com dores de barriga. Com espanto, os médicos descobriram o problema: Narendra Kumar tinha no estômago o feto de um irmão gémeo que nunca chegou a se desenvolver.

Este é um caso clínico de dar a volta ao estômago.

Quando ‘foi feito’, há 18 anos, Narendra Kumar tinha um irmão gémeo. Só que o primeiro desenvolveu-se e nasceu, enquanto do segundo nada se sabia até há poucos dias.

Só quando Narendra Kumar foi internado, queixando-se de dores de barriga (que sempre teve, mas agora mais intensas e que provocavam vómitos e perda de peso), é que os médicos do hospital Narayan Swaroop, no estado do Uttar Pradesh, se aperceberam estar perante uma situação muito rara.

No estômago do jovem estava uma massa de ossos, cabelos e dentes com cerca de 20 centímetros de tamanho e 2,5 quilos de peso.

Eram os restos de um irmão gémeo que nunca se chegou a desenvolver, num caso raro de ‘fetus in fetu’.

Esta condição surge quando há dois fetos e um dos gémeos ‘absorve’ o outro, que passa a ser um ‘residente’ na área do abdómen do irmão que prossegue na gestação.

“O estômago desde jovem cresceu, mas a causa permaneceu secreta porque nenhum dos pais ia adivinhar esta condição médica, nem os médicos a poderiam diagnosticar na infância”, explicou Rajeev Singh.

“Tecnicamente, este feto continuava vivo e ia crescendo por manter uma atividade metabólica”, continuou este elemento da equipa médica que descobriu o gémeo ‘escondido’ no estômago do irmão.

Narendra Kumar v2

Em destaque

Subir