Nas Notícias

Quanto maior a poluição, menor é o peso do bebé, com aumento de risco de morte

bebe incubadoraUm trabalho de investigação revelou que a poluição a que as grávidas estão sujeitas provoca a redução do peso dos bebés. Este estudo, que reuniu cientistas de diferentes países, concluiu que quanto maior a poluição, menor é o peso médio do recém-nascido. Os riscos de morte ou de padecer de doenças como diabetes e cardiopatias aumentam.

Os malefícios da poluição atmosférica são conhecidos e mais do que estudados. Mas um grupo de cientistas quis ir mais longe e perceber quais os efeitos nos recém-nascidos após uma gravidez em que as mães residiram num ambiente com níveis de poluição elevados.

A conclusão deste estudo – publicado na revista científica Environmental Health Perspectives – não deixou dúvidas: mulheres que residam em ambientes poluídos enfrentam mais riscos de dar à luz bebés com menos de 2,5 quilogramas, o que é considerado um peso muito reduzido.

Associado a este problema de peso reduzido está a morte prematura, em casos extremos, e um aumento dos riscos de padecer de doenças, entre as quais a diabetes ou as cardiopatias, já na idade adulta, de acordo com os especialistas.

O estudo

Para realizar esta pesquisa, os especialistas reuniram informações de três milhões de bebés, nascidos em nove países. Os níveis de poluição e o peso do bebé foram analisados, sendo que foi estabelecida uma relação entre ambos. Mais poluição atmosférica resulta em pesos abaixo do mínimo considerados num parto seguro.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir