Nas Notícias

Quando o Facebook não paga aos ‘hackers’ por mostrarem as falhas, a internet junta 11 mil dólares

facebook likeOs internautas reuniram mais de 11 mil dólares para recompensarem Khalil Shreateh, o ‘hacker’ que provou existir uma falha de segurança no Facebook ao entrar no perfil no fundador da rede social, Mark Zuckerberg.

Khalil Shreateh demonstrou que existia uma falha de segurança no Facebook, mas não foi recompensado pela empresa, ao contrário do que recomenda o ‘protocolo’. O gigante da informática costuma premiar os ‘hackers’ (sai mais barato que as eventuais indemnizações a pagar pelas consequências das falhas), mas desta vez não o fez, dada a forma como o palestino provou a falha: Shreateh entrou no perfil do próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

A atitude da empresa não caiu bem na internet, que depressa a ‘substituiu’ com o lançamento de uma campanha de angariação de fundos, através do site GoFundMe. A resposta foi positiva e, em apenas um dia, Khalil Shreateh terá ganho 11.035 dólares (pouco mais de 8200 euros), doados por um total de 178 pessoas.

“Espero que isto tenha despertado a consciência das pessoas sobre a importância dos investigadores independentes. Também espero que isso tenha lembrado os outros investigadores que, apesar de trabalhar com empresas de tecnologia ser frustrante às vezes, não podemos esquecer o grande objetivo: ajudar a comunidade da internet em geral”, afirmou Marc Maiffret, o especialista em segurança que lançou a campanha.

Khalil Shreateh só entrou no perfil de Zuckerberg depois de, alegadamente, ter comunicado o erro por várias vezes e, numa delas, ter recebido uma resposta de que não se tratava de uma falha de segurança.

Em destaque

Subir