Desporto

Miss Sumol Cup 2013: Bodyboarders chegam amanhã vindas de todo o mundo

CatarinaSousa210JoanaSchenker1A nona edição da Miss Sumol Cup arranca amanhã, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, em frente ao Contiqui Bar, prova quatro estrelas do Circuito Europeu de Bodyboard, organizada pela Associação de Surf de Aveiro (ASA).

Em termos competitivos, é apenas no sábado que as pranchas vão para a água, sendo esta sexta-feira preenchida com aulas gratuitas, de manhã (9h30), para crianças de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Ílhavo e, de tarde, para os interessados que, após às 14h00, se desloquem ao secretariado do evento, sito na praia, e procedam à respectiva inscrição.

Entre as 16h00 e as 19h00, haverá a receção às atletas, que nesse horário efetivarão a inscrição na Miss Sumol Cup 2013. São esperadas, como tem acontecido ao longo das anteriores oito edições, as melhores bodyboarders do Mundo, oriundas de países tão diferentes como Brasil, Japão, Venezuela, Porto Rico, Alemanha e, obviamente, Portugal, entre muitas outros.

Além da competição, sempre muito renhida e de alto nível – perante a nata do bodyboard feminino mundial –, é a forma como a prova é organizada, a atenção dedicada às atletas e o ambiente de enorme convívio e saudável competição que, ano após ano, leva as melhores dentre as melhores até à praia ilhavense.

CatarinaSousa1São as próprias que o dizem, como é o caso de Catarina Sousa, a única portuguesa a vencer a Miss Sumol Cup até agora, o que aconteceu no ano de 2011, numa final que opôs três lusas e uma brasileira.

“Este é um campeonato onde todas competimos umas contra as outras, mas em ambiente descontraído e único”, começa por referir a vencedora da Taça de Portugal 2013.

Catarina Sousa refere ainda o que mais lhe agrada na prova organizada pela ASA: “A estrutura, o programa do evento, no qual existe competição, mas também visitas guiadas, festas e comunicação. Pequenos detalhes femininos… Há, acima de tudo, a preocupação em escolher a melhor fase da maré e o melhor local de ondas para podermos competir”.

CatarinaSousa2

Também Joana Schenker, atleta de origem alemã mas há muito radicada em Portugal, realça este pormenor, que afinal, para as atletas, não o é assim tanto: “O facto de ser apenas uma prova feminina dá-nos o privilégio de poder competir na melhor altura de ondas durante o dia, algo que raramente acontece quando também há a categoria masculina em prova”.

A atleta que reside em Sagres aprecia principalmente “a forma como a prova é muito bem organizado, sempre a pensar no melhor para as atletas e Ílhavo também não tem desiludido em termos de ondas”. Catarina Sousa salienta ainda outras diferenças entre a Miss Sumol Cup e as demais provas do Circuito Europeu e até do Mundial…

“As mulheres apreciam determinados pormenores num evento desportivo que alguns homens não dão valor e na Miss Sumol temo-los! Um ponto diferente e que nenhuma outra organização tem é um local para todas dormirmos”, justifica a atleta nacional que desde 2005 ocupa um lugar no Top 8 Mundial, referindo um local que deixou as bodyboarders extasiadas: “Nos dois últimos anos foi num local fantástico que ficámos, o barco Santa Maria Manuela… E há também a oferta de almoço na praia durante a competição, que mais nenhuma outra organização oferece. O toque feminino na entrega de prémios é evidente, com a entrega do prémio Miss Simpatia”.

JoanaSchenker2

Para Joana Schenker, que em 2012 foi terceira classificada no Circuito Nacional Open e quarta no Circuito Europeu, esta é “uma excelente prova, que conta todos os anos com atletas de renome do panorama Mundial do bodyboard feminino”, argumentando: “Penso que o nível técnico que se vê na Miss Sumol Cup facilmente é equiparado a qualquer prova do Circuito Mundial. É muito exigente a nível desportivo, mas, ao mesmo tempo, tem bastante diversão e convívio”.

Quanto a expectativas para mais esta edição da Miss Sumol Cup, Catarina Sousa afirma que “são sempre boas”, e explica porquê: “É um evento no qual tenho imenso prazer em participar”.

Para a fundadora e principal monitora da primeira escola de bodyboard exclusivamente feminina do Mundo, a Boogie Chicks, os objectivos são claros: “Voltar a vencer… e motivar as minhas alunas e outras raparigas a participarem em competições”.

E para a atleta de origem germânica, as expectativas para a Miss Sumol Cup são também elevadas. “Esta é uma das provas que mais aguardo no ano”, revela Joana Schenker, que formula um desejo para a competição que no sábado toma conta do mar da Costa Nova: “Desejo que as ondas estejam muito boas para as atletas poderem realmente dar espectáculo e valorizar o bodyboard feminino. E ainda que a prova me corra tão bem ou melhor do que o ano passado”.

Recorde-se que a bodyboarder residente em Sagres disputou em 2012 a sua terceira final (só Rita Pires tem mais do que ela, com quatro), na qual terminou no quarto posto.

Como se pode avaliar pelas declarações de duas importantes bodyboarders do panorama Mundial, a Miss Sumol Cup tem tudo para ser uma competição de grande nível, com muito espectáculo, até porque são esperadas condições de mar excelentes.

Em destaque

Subir