Apresentações/Novidades

Corvette Stingray é a nova referência meio século depois

Stingray210Stingray2A indústria automóvel norte-americana tem finalmente um superdesportivo à altura dos rivais tecnologicamente evoluídos embora fazendo regressar um nome criado em 1963, com linhas inspiradas no Corvette Z06 mas refinadas e mesmo alteradas.

O novo Corvette Stingray pretende mesmo ser a nova referência americana no que aos desportivos diz respeito, sendo o primeiro modelo concebido pela GM com a utilização de uma grande quantidade de fibra de carbono, nomeadamente presente no capot e no tejadilho translúcido.

Stingray1Mantém-se a frente em cunha e as óticas com LED afiladas inseridas nos granda-lamas, mas as entradas de ar foram redesenhadas, e nos flancos os vincos são mais agressivos, enquanto toda a secção posterior, com novos farolins LED é bem diversa e mais agressiva que no Z06.

A construção em alumínio, a conceção das ligações ao solo e o novo chassis traduzem também um comportamento dinâmico mais eficaz do que o seu ‘irmão mais velho’, de modo a tirar partido no seu novo motor e mais potente V8.

No interior também se vai encontrar um ‘cockpit’ completamente diverso do Z06, pois para além de ser notória a preocupação com o detalhe e maior qualidade da construção, é visível a utilização de carbono e alumínio, combinado com a pele, existente nos revestimentos, no volante e nos bancos.

Stingray6Aliás, os dois ocupantes dispõem de autênticas ‘bacquets’ de competição, confortáveis mas sobretudo envolventes, de modo a usufruir das emoções proporcionadas por este novo Stingray.

Sinais visíveis do teor desportivo deste modelo é o volante de menor diâmetro em pele e magnésio, as patilhas do comando da caixa de sete velocidades, que é uma alternativa à alavanca na consola.

O condutor tem à sua disposição um painel de bordo com Head-up Display a cores, com sistema Drive Mode Selector. O qual permite ajustar uma dúzia de parâmetros de performance – incluindo o controlo eletrónico do acelerador, o controlo magnético de condução e a gestão da tração de performance, através de cinco configurações.

Stingray3A bordo também sobressai o conjunto multimédia, com monitores de informação standard com tecnologia Chevrolet MyLink, da qual faz também parte ligações USB, entrada de áudio na consola e ranhura para cartões SD.

O novo Stingray é mais leve em virtude da sua carroçaria em alumínio, e possui a distribuição de peso ideal, com metade do peso sobre o eixo dianteiro e a outra sobre o posterior. O que melhora o comportamento a tração e a segurança, garantida também por um conjunto de discos de travões Brembo de alto desempenho.

Stingray5E o novo Corvette Stingray bem precisa de uma boa travagem face à performance de que é capaz. Muito por culpa do novo motor LT1 V8 de 6,2 litros, que disponibiliza mais de 450 cv de potência e permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Isto sem penalização do consumo, até pela adoção da função Active Rev Matching, que otimiza as passagens de caixa.

Stingray4Completam o ramalhete os dois novos sistemas de escape ativos, menos restritivos e reagentes, possibilitando uma condução mais confortável.

O resultado de tudo isto é uma resposta mais pronta a baixos regimes que o anterior motor e igualando o 7,0 litros que equipa o Corvette ZR06 de 2013.

Em destaque

Subir