Economia

PSI20 segue positivo com Galp a animar as negociações

A bolsa de Lisboa segue hoje positiva, alinhada com as bolsas europeias, com a Galp a animar as negociações, a subir 1,25 por cento para 16,14 euros.

Pelas 09:00, o índice de referência português, o PSI20, seguia a valorizar-se 0,33 por cento para os 5.602,85 euros, com seis ações negativas, duas inalteradas e 10 positivas.

A Ibersol e a Semapa eram as ações que mais subiam, valorizando-se 3,14 por cento e 1,57 por cento para 11,5 euros e 22,6 euros, respetivamente.

O grupo Ibersol, que em Portugal representa a Pizza Hut e a Burguer King, teve lucros de 3,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2018, mais 70 por cento do que nos primeiros três meses de 2018, divulgou na terça-feira a empresa ao mercado.

Já o volume de negócios subiu 6,4 por cento para 100,3 milhões de euros, o que a empresa atribui à “evolução positiva do mercado da restauração na Península Ibérica, conjugada com os efeitos das aberturas ocorridas ao longo de 2017, que contribuíram para a manutenção da tendência de crescimento da atividade durante o período” e que conseguiram minimizar o “impacto da redução do volume de negócios em Angola”, devido à queda do consumo e desvalorização da moeda.

A Pharol e os CTT eram, por sua vez, os títulos que mais perdiam, desvalorizando 0,94 por cento e 0,70 por cento para 0,2645 e 2,826 euros.

O BCP e a EDP seguiam a perder 0,67 por cento para 0,2665 e 3,397 euros.

Lisboa seguia a negociar em linha com as principais bolsas europeias que estavam hoje mistas, à espera dos nomes que faltam do novo Governo espanhol e que o novo executivo italiano obtenha a aprovação do Congresso.

Na agenda de hoje, os investidores continuam pendentes de Itália, cujo novo Governo, presidido por Giuseppe Conte e formado pelo Movimento Cinco Estrelas e a Liga do Norte se submete ao voto de confiança na Câmara dos Deputados, último tramite para conseguir a investidura.

Em Espanha, a atenção está focada na composição do Executivo liderado por Pedro Sánchez, um dia depois do predecessor, Mariano Rajoy, ter anunciado que abandonava a liderança do Partido Popular, que reúne na próxima segunda-feira para convocar o congresso extraordinário que deverá eleger a nova direção.

O Governo norte-americano publica hoje o saldo comercial internacional de bens e serviços em abril, depois de ter caído 15 por cento no mês anterior para 49.000 milhões de dólares, graças ao crescimento das exportações.

Fora da Europa, os investidores continuam pendentes da evolução da guerra comercial aberta pelos Estados Unidos com a imposição de tarifas aduaneiras às importações de aço e alumínio provenientes da União Europeia, Canadá e México.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1721 dólares, contra 1,1670 dólares no fecho de terça-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta, a cotar-se a 75,98 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,86 por cento do que no encerramento da sessão anterior.

Em destaque

Subir