Economia

Moody’s mantém rating de Macau e prevê crescimento estável da economia

A agência de notação financeira Moody’s manteve o ‘rating’ de Macau em Aa3 e a perspetiva “estável” da economia, com base nos “lucros financeiros” e na ausência de “quaisquer dívidas”.

Num comunicado enviado na terça-feira, a agência anunciou que Macau encontra-se no grupo de regiões “com investimentos de alta qualidade e com risco de incumprimento muito reduzido”.

Durante o período de ajustamento económico, ocorrido entre o início de 2014 e meados de 2016, “Macau conseguiu manter uma capacidade financeira e estado de receitas e de despesas sólidos”, elogiou o relatório.

Por essas razões, e com o apoio “do crescimento do jogo e do turismo-não-jogo”, prevê-se que “Macau mantenha o crescimento a médio prazo”, concluiu a agência.

Em 2016, a Moody’s reduziu o ‘rating’ de Macau de Aa2 para Aa3, justificando “o crescimento ainda altamente volátil”, aliado à “limitada resposta” governamental à queda das receitas do jogo.

No entanto, no ano passado, as receitas deste setor cresceram 19,1 por cento, para 265,7 mil milhões de patacas (27,5 mil milhões de euros), invertendo uma tendência de queda registada nos três anos anteriores: -3,3 por cento, em 2016, -34,3 por cento em 2015 e -2,6 por cento em 2014.

Em destaque

Subir