Nas Notícias

PSD paga a Rui Rio salário igual ao de vice-primeiro-ministro

O salário que o PSD paga ao presidente é tabelado ao de um vice-primeiro-ministro, apesar de Rui Rio ser agora o líder da oposição.

José Silvano, o secretário-geral do partido, confirmou ao Observador que Rui Rio recebe um vencimento bruto “igual ao de vice-primeiro-ministro”.

São 5074 euros por mês (ilíquidos), de acordo com o mesmo jornal.

A remuneração é a mesma que auferia Passos Coelho após a ‘despromoção’ a deputado, na sequência da queda do Governo minoritário da coligação com o CDS.

Como o ex-primeiro-ministro ia ganhar ‘apenas’ 3624,41 euros como deputado, o PSD atribuiu ao então presidente um complemento salarial, levando a que Passos Coelho recebesse como se fosse vice-primeiro-ministro.

Isto significa que, com os abonos inerentes à função parlamentar, o salário de Passos Coelho era maior na oposição do que quando foi primeiro-ministro.

As declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional indicam que, dos 95 021,35 euros que ganhou em 2014, quando era primeiro-ministro, Passos Coelho foi ‘aumentado’ ao passar para a oposição, recebendo 98 996,57 euros em 2016, valor que inclui a reposição do corte de 10 por cento do vencimento dos políticos, corte esse definido pelo Governo… do próprio Passos Coelho.

Em destaque

Subir