Nas Notícias

PS, o único partido que derrotou António José Seguro nas urnas

costa seguro selfie António Costa venceu António José Seguro nas eleições Primárias do PS, realizadas neste domingo, que determinam o candidato socialista a primeiro-ministro, nas Legislativas do próximo ano. O ato ficou marcado por uma forte afluência de simpatizantes e militantes socialistas. Seguro acaba de anunciar a demissão.

António Costa será o candidato socialista às eleições Legislativas de 2015, depois de vencer as Primárias do PS, que chamaram às urnas militantes e simpatizantes socialistas – o que sucedeu pela primeira vez em Portugal.

As eleições ficaram marcadas por uma forte afluência às urnas, um pouco por todo o país.

E foram ainda manchadas por um incidente, em Braga, onde simpatizantes socialistas alegadamente afetos às candidaturas de António Costa e António José Seguro se envolveram em confrontos físicos.

No entanto, Jorge Coelho, presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, garante que o episódio nada teve que ver com o ato eleitoral e resultou de uma divergência pessoal.

Outro incidente provocou uma queixa da candidatura de António José Seguro, no seguimento do envio de um SMS por parte da candidatura de Costa, hoje, a incentivar ao voto. O candidato explicou que esse envio resultou de um “lapso”.

Ao final da noite, o resultado das primárias, com uma vitória de António Costa a ser anunciada, em termos oficiais, numa altura em que já se adivinhava a derrota de Seguro, em virtude dos resultados distritais que foram sendo divulgados.

O PS – que deverá agora realizar um congresso de eleição de um novo secretário-geral, depois do anúncio da demissão de Seguro – tem pela frente o desafio de eliminar cisões, numa luta contra o tempo.

Esse mesmo PS, que foi o único partido que conseguiu derrotar Seguro nas urnas.

Em destaque

Subir