Nas Notícias

Programa ‘Novas Oportunidades’ deu pouco ou nada aos inscritos

novas_oportunidades_2Conclusão é de um estudo apresentado esta sexta-feira. Números apenas são positivos nos casos em que os inscritos receberam formação profissional qualificada. A nível de salários e de procura de empresa, programa pouco ou nada deu.

O programa ‘Novas Oportunidades’, lançado no tempo do governo de José Sócrates, pouco ou nada deu aos inscritos. A conclusão é de um estudo levado a cabo pelo Instituto Superior Técnico e revela que, quer a nível de melhores salários, quer a nível de novas oportunidades de emprego, os resultados foram praticamente nulos.

O único caso onde as ‘Novas Oportunidades’ melhoraram algo foi em situações em que os inscritos receberam formação profissional qualificada e certificada, caso das formações modulares.

Já quanto aos salários, e em casos em que os inscritos participaram no programa quando estavam empregados, o mesmo pouco ou nada lhes deu a nível de aumentos.

Das cerca de um milhão de inscrições, ocorridas entre janeiro de 2006 e dezembro de 2010, os centros de ‘Novas Oportunidades’ certificaram mais de 400 mil pessoas.

Em destaque

Subir