Mundo

Professor inventa ataque do Estado Islâmico, mas comete erro básico

Policia_FRancesa_9Professor de uma escola de Paris disse ter sido vítima de um jiadista do Estado Islâmico, numa altura em que estava a preparar a aula. Segundo a sua versão, um homem entrou na sala com objetos cortantes, que usou para o atacar, dizendo que era membro do Estado Islâmico. Mas o docente cometeu um erro que o viria a denunciar.

O falso ataque foi denunciado por um professor, que estava sozinho na sala de aula de uma escola onde leciona há mais de 20 anos.

Segundo relatou à polícia, um homem entrou vestido com traje militar, mas sem armas de fogo. Transportava apenas objetos cortantes, botas militares e luvas.

O professor, que estaria a preparar a aula, segundo contou às autoridades, foi atacado e apresentava ferimentos no pescoço e na barriga.

A história parecia verdadeira, mas um detalhe acabou por deitá-la por terra. O docente contou que o homem gritou uma frase, antes de deixar o local. “É o Daesh”, teria dito.

Só que os jiadistas do Estado Islâmico não se apresentam como tal. Em Árabe, a sonoridade da palavra “daesh” é muito parecida com a de vocábulos que têm, para os terroristas, um sentido pejorativo.

Nenhum jiadista do califado se autoproclama membro do Daesh. A denominação que dão à organização terrorista é “Estado Islâmico”, porque se consideram um estado.

Este detalhe na história do professor de 45 anos fez com que os investigadores insistissem num segundo interrogatório.

Certo é que o professor espalhou o medo num país que ainda se ergue dos atentados do Daesh, em novembro passado. A escola foi encerrada e a polícia montou um perímetro de segurança e uma caça ao homem.

Em destaque

Subir