Insólito

Professor ganês ensina informática… sem computador

Os métodos incomuns de um professor de Tecnologia da Informação e Comunicação, no Gana, despertaram o interesse das redes após uma publicação onde o docente surge a leccionar a matéria sem recurso a um computador.

Owura Kwadow é originário de Kumasi, no Gana, e tocou o coração de muitas pessoas ao alertá-las para as condições de ensino em várias escolas daquele país.

Face à falta de recursos especializados, Owura escolheu a sua “maneira de apresentar a matéria” aos alunos desenhando a ferramenta de texto ‘word’ num quadro, para que os seus alunos pudessem aprender.

“Eu faço isto para que os meus alunos entendam o que eu ensino, pelo menos para dar uma imagem do que eles viam se estivessem atrás de um computador”, explicou ao Bored Panda.

Formado em artes visuais, Owura partilhou a sua história nas redes, tendo gerado uma discussão no Gana. O docente recebeu palavras de louvor por vários utilizadores, enquanto ficavam pasmados pela falta de recursos nas escolas daquele país.

A publicação tornou-se viral e chegou a vários pontos do globo que, prontamente, ofereceram vários computadores e projetores.

O docente mostrou-se grato pelas notícias e revelou que também planeia ajudar as outras escolas da região.

“Há muitas escolas que enfrentam o mesmo problema. Eu também posso ajudar e passar algumas doações para eles, para que também possam beneficiar com o ensino da informática”, revelou.

Certo é que o esforço e compromisso de Owura Kwadow para com os seus alunos mostrou que, por vezes, um pouco de improviso é suficiente para preencher lacunas em países em desenvolvimento, como o Gana.

Em destaque

Subir