Insólito

Professor de 38 anos divorcia-se para casar com aluna de 18 e evitar a prisão

Matthew Shane Wester

Um professor do ensino secundário foi suspenso quando se soube que tinha mantido relações sexuais com uma aluna de 18 anos. Em dois meses, o docente, de 38 anos, divorciou-se e casou com a estudante. “Uma farsa”, diz o Ministério Público, para evitar a prisão.

O caso passa-se no estado do Alabama, dos EUA, e está a chocar a comunidade estudantil.

Os escândalos sexuais envolvendo professores e alunos estão a tornar-se (demasiado?) frequentes nos Estados Unidos, mas o caso de Matthew Shane Wester tornou-se chocante porque este homem de 38 anos casou com a aluna envolvida, supostamente para evitar a prisão.

Como Amy Nicole Cox tem 18 anos, a idade não é problema legal: mas a lei do Alabama proíbe casamentos entre funcionários (como professores) e alunos da mesma escola. Ainda antes de ir a tribunal, Matthew Shane Wester (que se tinha divorciado) voltou a casar.

De acordo com uma procuradora do Ministério Público, tal casamento não passa de “uma farsa” para evitar que o docente seja preso, uma vez que a aluna não pode ser forçada a testemunhar contra o… próprio marido.

“A 13 de junho, apenas 67 dias depois do divórcio da ‘esposa número um’ e quando faltam menos de cinco meses para o início do julgamento, o arguido casou com a estudante com a qual manteve contactos sexuais enquanto professor e aluna”, argumentou Pamela Casey.

“O estado [do Alabama] defende que esse casamento é um esquema para que o arguido evite que a aluna possa testemunhar contra ele”, reforçou a procuradora.

Com o início do julgamento marcado para 25 de abril, Matthew Shane Wester incorre, se condenado, numa pena de prisão entre dois a 20 anos.

Em destaque

Subir