Tecnologia

Processador do iPhone 6S é mais eficiente do que o do Galaxy S6

samsung_galaxys6_iphone_eua

É uma discussão que vem à baila pelos utilizadores sempre que se fala em lançamentos de novos smartphones: o número de núcleos, a sua velocidade de processamento e o tipo de arquitetura adotada pelos mesmos.

Há muito que a Apple desmistificou a temática de que, mais cores por processador significaria mais desempenho. A marca de Cupertino tem apostado na boa customização do software, para que este tire o melhor desempenho do hardware.

O mesmo não se pode dizer acerca do Android. Embora a Google tenha a desculpa de que o seu software equipa uma gama maior de dispositivos, a verdade é que o Android precisa de muitos mais recursos de hardware para ter um desempenho igual ao dos produtos da Apple.

Recentemente, o site Mobile Syrup, recorrendo a testes de benchmark mostrou que o processador do iPhone 6S é mais eficiente do que o processador do Galaxy S6 da Samsung. Apesar do iPhone 6S ter apenas dois núcleos, o mesmo mostrou-se mais eficiente do que o processador Quad-Core presente no Galaxy S6.

Nota: na imagem (ver em baixo) aparece o Galaxy Note nos testesde benchmark, mas convém relembrar que esse processador é o mesmo presente no Galaxy S6 e S6 Edge, o Exynos 7420.

Quando comparados com o processamento individual de cada um (4 núcleos do Galaxy vs 2 núcleos do iPhone) há um empate técnico em termos de desempenho. No entanto, quando comparados utilizando apenas dois núcleos o iPhone 6S consegue ter até mais 50 por cento de eficiência face ao processador do Galaxy S6.

Isso demonstra que a Apple está certa em relação ao hardware disponível no iPhone e ao enfoque no aperfeiçoamento do software. Será justo dizer, portanto, que o único software móvel que compete com o iOS em termos de desempenho, neste momento, é o Windows Phone da Microsoft que, com muitos menos recursos de hardware consegue ter um ótimo desempenho, mesmo com dispositivos de gama mais baixa.

 

Em destaque

Subir