Nesta segunda-feira, o Tribunal da Relação considerou Afonso Dias culpado do rapto de Rui Pedro, em Lousada, condenando o arguido a uma pena de prisão efetiva, de três anos e seis meses. Foi o resultado do recurso apresentado pelo advogado Ricardo Sá Fernandes. A defesa de Afonso Dias vai recorrer da pena para o Supremo Tribunal de Justiça.
Culpado. O Tribunal da Relação do Porto condenou Afonso Dias pela autoria do rapto de Rui Pedro, que se encontra desaparecido há 15 anos, quando o jovem tinha 11 anos. O arguido terá de cumprir uma pena de prisão efetiva de três anos e seis meses, ainda que o processo não tenha chegado ao fim.
A defesa de Afonso Dias já anunciou que irá recorrer desta decisão do Tribunal da Relação. O Supremo Tribunal de Justiça é a instância que irá julgar esse recurso, após conhecida a sentença, nesta segunda-feira.
Esta decisão foi tomada depois de um recurso apresentado pelo advogado da família de Rui Pedro. Afonso Dias fora absolvido pelo Tribunal de Lousada, onde respondia por crimes de rapto qualificado de Rui Pedro.