Nas Notícias

Primeiro curso ibérico de radioterapia traz novas técnicas ao IPO-Porto

cancro-da-mama1Auditório principal do Instituto Português de Oncologia do Porto recebe o primeiro curso ibérico de radioterapia, entre os dias 26 e 28 de abril, a partir das 14h30. Todos os anos, o IPO-Porto trata cerca de 900 novos casos de cancro da mama.

O primeiro curso ibérico de radioterapia da Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncologia (SPRO) e da Escuela Española de Oncología Radioterápica (EEOR)/Sociedade Española de Oncologia Radioterápica (SEOR), realiza-se entre os dias 26 e 28 de abril, a partir das 14h30, no Auditório Principal do IPO-Porto.

Objetivo é permitir a troca de experiências clínicas entre os melhores especialistas oncológicos da Península Ibérica e a adoção de novas técnicas de tratamento do cancro mamário no IPO-Porto. Biologia, genética, estadiamento e fatores prognósticos do cancro da mama, bem como tratamento cirúrgico, sistémico e de radioterapia de tumores iniciais e tumores localmente avançados são alguns dos temas em destaque.

Promover os melhores cuidados de saúde em oncologia e formar profissionais cada vez mais especializados no tratamento da doença oncológica é o objetivo do primeiro curso ibérico da Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncologia e da Escuela Española de Oncología Radioterápica, promovido no IPO-Porto.

A experiência clínica dos profissionais do Serviço de Radioterapia do Instituto, designadamente no que respeita à utilização de novas técnicas e protocolos de atuação no tratamento do cancro da mama, vai estar em destaque no segundo dia do curso, 27 de abril.

Este Serviço do IPO-Porto, está classificado como o maior e melhor da Península Ibérica, aplicando, atualmente, algumas das técnicas e terapêuticas mais inovadoras no tratamento do cancro.

“A consolidação de conhecimentos e a troca de experiências entre instituições é uma prática que deve ser fomentada e promovida pelos serviços de saúde portugueses. O IPO-Porto é um dos centros europeus que mais tem contribuído para o avanço no tratamento da doença oncológica, quer pela investigação científica básica e translacional, quer pelo conhecimento e prática acumulados no tratamento do cancro”, refere Helena Gomes Pereira, diretora do primeiro Curso Ibérico sobre Cancro de Mama promovido pela SPRO/EEOR/SEOR e diretora do Serviço de Radioterapia do IPO-Porto.

Em destaque

Subir