Nas Notícias

Primeira grávida depois de transplante de útero é uma mulher da Turquia

derya sertderya sertx510Pela primeira vez, uma mulher que a quem foi transplatado um útero engravidou, há duas semanas. Derya Sert, uma turca de 22 anos, continua a ser um “milagre médico” e, depois de receber o órgão de uma morta, é a primeira a quem foi realizado com sucesso um transplante de embrião.

Derya Sert reforça a lenda de “milagre médico”. Esta jovem turca, de 22 anos, foi a primeira mulher a receber um útero de um dador morto, em agosto de 2011, o que valeu esse epíteto. Agora, o Hospital da Universidade de Akdeniz, na província de Antalya, o mesmo onde recebeu o transplante, anuncia em comunicado que Sert está grávida de cerca de duas semanas.

De acordo com a nota, assinada por Mustafa Unal, o médico da “milagre”, Sert reagiu positivamente a um transplante de embrião. A intervenção, após uma fertilização ‘in vitro’, foi tão bem sucedida que a jovem tornou-se na primeira mulher a engravidar com um útero transplantado.

Como acontece, em média, com uma em cada 5000 mulheres, Derya Sert nasceu sem útero. Após um transplante bem sucedido do órgão, os médicos esperaram ano e meio para tentar implantar o embrião. Em 2000, uma mulher na Arábia Saudita recebeu o primeiro útero doado, de uma pessoa ainda viva, mas o órgão foi rejeitado e, ao fim de 99 dias, os médicos foram forçados a removê-lo.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir