Mundo

Presidenciais americanas: Romney sai triunfante do primeiro debate com Obama

mitt romneyA pouco mais de um mês das eleições presidenciais americanas, o republicano Romney saiu vitorioso do primeiro debate com Barack Obama.

De acordo com o semanário Expresso, durante o debate televisivo que o opunha ao candidato do Partido Republicano, Mitt Romney, o atual presidente e representante da fação democrata, Barack Obama, acusava evidentes sinais de cansaço, que David Axelrod atribuiu ao esforço resultante da acumulação das funções governativas com a campanha eleitoral.

Já o senador Marco Rubio considerou que a prestação do candidato republicano foi de tal modo positiva, que poderá ajudar a convencer os eleitores indecisos. E destacou que “no capítulo da criação de emprego, o governador Romney sabe do que fala uma vez que trabalhou 25 anos no setor privado, onde criou muitos postos de trabalho. Obama não. Ele acredita apenas em mais Estado e não tanto na criação de emprego.”

A política fiscal foi um dos tópicos principais na discussão. Romney acusou o ainda presidente de querer apenas aumentar os impostos, ao contrário dele, cuja intenção é criar uma taxa única de 20 por cento, justificando que baixar a taxa de imposto, alarga-se a base contributiva, o que permite arrecadar mais dinheiro.

David Plouffe, conselheiro do Presidente, afirmou, mais tarde, que uma eventual eleição do candidato conservador promoveria “o regresso às políticas da administração Bush que nos trouxeram até à maior recessão desde a Grande Depressão”. Por sua vez, um membro do staff de Barack Obama confessou-se frustrado com a prestação deste, que considerou “demasiado defensiva e tensa”.

A discussão foi moderada pelo jornalista veterano Jim Lehrer, da PBS, a televisão estatal americana. Teve início às 19 horas locais desta quarta-feira e durou hora e meia.

Realizada imediatamente a seguir ao debate, uma sondagem da ABC concluiu que a imagem de Romney melhorou 56 por cento junto dos eleitores.

Em destaque

Subir