Insólito

Médicos removem 1,8 quilogramas de cabelos do estômago de uma jovem

tufo cabelosUma jovem de 19 anos foi submetida a uma intervenção cirúrgica, depois de ter enfrentado problemas em ingerir alimentos. Os médicos detetaram uma massa no estômago e, na operação de remoção, descobriram que se tratava de 1,8 quilogramas de cabelos. A jovem padece de tricotilofagia, uma doença que se revela pelo hábito de comer cabelos.

Uma equipa de médicos indiana removeu do estômago da jovem cerca de 1,8 quilogramas de cabelos, que estavam alojados no estômago. A cirurgia teve lugar no hospital Maharaja Yeshwantrao, em Indore, na Índia, em setembro.

A jovem apresentava um quadro de dificuldade em ingerir alimentos ou líquidos, até que foi submetida a exames médicos, onde foi detetada uma massa no estômago. A operação permitiu perceber que se tratava de um monte fios de cabelos.

A rapariga, estudante, comia cabelos durante as aulas, vício que, durante anos, provocou problemas gastrointestinais. Na verdade, a jovem padece de tricotilofagia, uma doença rara, que se manifesta num impulsos de comer fios de cabelo.

Algumas pessoas enrolam os fios no dedo, para depois puxá-los. Nos casos mais graves, ficam calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo. Noutros casos extremos, como o desta jovem, criam verdadeiras almofadas de cabelo no estômago.

Nos últimos tempos, fomos dando conta de outros distúrbios semelhantes, como uma jovem que tem um apetite insólito por plástico, devoradora de botões de comandos de televisão.

Há ainda a mulher que devora sofás e o jovem que adora lâmpadas, paus, pedras e tijolos.

Em destaque

Subir