Mundo

‘Prenúncio’ de morte do Papa Francisco, dentro de três anos, segundo o próprio

papa francisco 11No regresso da Coreia do Sul, o Papa Francisco falou da sua morte. “Mais dois ou três anos e irei para a ‘casa do pai’”, revelou, citado pela AFP, numa conversa com jornalistas com quem viajou a partir de Seul. O Sumo Pontífice sente que tem pouco tempo de vida e admite, tal como Bento VXI, renunciar ao pontificado.

O Papa Francisco surpreendeu os jornalistas, no regresso ao Vaticano, a partir de Seul, quando afirmou que não viverá mais de “dois ou três anos”, prevendo que após aquele período irá para a “casa do pai”.

“Mais dois ou três anos e depois irei para a casa do pai”, revelou o Papa, numa declaração aos jornalistas, reproduzida pela agência AFP.

O Papa Francisco pondera mesmo encerrar o seu pontificado, por motivos de saúde. O líder da Igreja Católica já terá confidenciado essa sua decisão.

“Pensemos no que disse Bento XVI: ‘Envelheci, não tenho forças’. Foi um belo gesto de nobreza, de humildade e coragem”, começou por dizer o Papa Francisco, deixando no ar a possibilidade de renunciar.

O Papa, que acaba de visitar a Coreia do Sul durante cinco dias, regressou ao Vaticano e fez aquela declaração depois de confrontado com a sua grande popularidade. E foi humilde.

“Tento pensar nos meus pecados, nos meus erros, para não ficar orgulhoso. Porque sei que vai durar pouco tempo”, disse o Sumo Pontífice.

Francisco tem 77 anos e terá sido confrontado com o cenário de entregar o pontificado a um sucessor. Terá lembrado que Bento XVI, o seu antecessor, “abriu uma porta”.

Recorde-se que o antecessor do Papa Francisco também cessou o pontificado por questões relacionadas com a saúde.

Francisco terá dito que prefere fazer o mesmo, em vez de manifestar incapacidade de cumprir a sua missão como Papa, “mesmo que isso não agrade a alguns teólogos”. O Papa disse ainda que enfrenta problemas do foro nervoso, “todos os dias”.

Em destaque

Subir