Insólito

Prenda de aniversário: Paraquedas falha, jovem cai quase mil metros e sobrevive

paraquedas falha 210paraquedas falhaMakenzie Wethington nunca irá esquecer o 16.º aniversário, nem o pai. A jovem saltou de paraquedas, mas este não abriu. Sobreviveu a uma queda de quase mil metros e regista uma recuperação “milagrosa”. O pai, que saltara antes, assistiu a tudo sem poder agir.

Makenzie Wethington está viva, apesar de uma queda livre com quase mil metros, no fim de semana. A jovem norte-americana queria celebrar o 16.º aniversário saltando de paraquedas e a festa ia tendo um fim trágico. O equipamento falhou e a adolescente caiu perante o olhar impotente do pai, que lhe fizera a vontade e saltara antes.

Internada no hospital, Makenzie Wethington tem registado uma evolução “milagrosa”, apesar de ter dado entrada com hemorragias internas, rompimento do fígado, fraturas na bacia, nas vértebras lombares, num ombro e em várias costelas, além de outros ferimentos ‘menores’.

“Eu não sei os detalhes do acidente, porque não estava lá. Mas se ela realmente caiu de uma altura de mil metros, eu não sei como ela sobreviveu” admitiu Jeffrey Bender, o cirurgião responsável pelo caso, na conferência de imprensa onde anunciou que a jovem deverá deixar os cuidados intensivos ainda esta semana.

A família é do Texas, mas o acidente ocorreu em Oklahoma, devido ao enquadramento legal para a atividade. “No Texas é preciso ter 18 anos e tem de se saltar quatro vezes com alguém antes de se poder saltar sozinho. Em Oklahoma, só é preciso ter 16 anos”, explicou a irmã, Megan Wethington, entrevistada pela Fox News.

O pai fez-lhe a vontade e levou a aniversariante até ao centro da Pegasus Air Sports, em Oklahoma. Depois de completarem a aula de treino básico, com uma duração de seis horas, pai e filha entraram no avião para realizar o salto de paraquedas. O pai teve de saltar primeiro e, depois, assistiu ao acidente da filha sem nada poder fazer.

“Eu queria ter ido depois dela, caso algo acontecesse. Mas isso não foi possível por causa do peso do avião e das pessoas, pelo que eu tive de ir primeiro e ela seria a última. Foi um horror assistir à cena. Não importava quem fosse, as eu definitivamente nunca iria querer que fosse a minha menina”, afirmou Joe Wethington, à NBC.

De acordo com algumas testemunhas, o paraquedas saiu da mochila dois segundos depois do salto, mas não abriu. Makenzie caiu quase mil metros, girando no ar, e teve a sorte de ‘aterrar’ num campo relvado. “Até os enfermeiros e os médicos que ouviram a história se perguntam ‘Como? Como é que ela ainda está aqui?’”, acrescentou a irmã.

Robert Swainson, proprietário do centro de salto da Pegasus Air Sports Center, afirmou que ainda não estão esclarecidas as causas do acidente. Na formação, a jovem fora alertada para os procedimentos a tomar caso o paraquedas não abrisse e também recebeu instruções por rádio no capacete: porém, segundo Swainson, Makenzie não seguiu esses procedimentos.

Em destaque

Subir