Economia

Preços na produção industrial sobem pelo terceiro mês consecutivo

Os preços na produção industrial mantiveram o crescimento homólogo de 4,8 por cento em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, impulsionados pelos agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios apresentaram o maior contributo para a variação do índice global, com 3,2 e 1,3 pontos percentuais, respetivamente, de acordo com o INE, que indica que no primeiro destes agrupamentos, a variação homóloga foi de 15,8 por cento em outubro (15,7 por cento no mês anterior), enquanto que no segundo agrupamento passou de 4,5 por cento em setembro para 4 por cento no mês de outubro.

“Excluindo o agrupamento de Energia, os preços na produção industrial tiveram um aumento de 2,1 por cento (igual ao observado no mês anterior)”, acrescenta o INE.

A secção das indústrias transformadoras registou um aumento homólogo de 4,9 por cento, contra uma variação homóloga de 4,6 por cento no mês anterior.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial registou uma subida de 0,4 por cento em outubro, igual à registada em outubro de 2017 e superior em 0,1 pontos percentuais à observada no mês precedente.

Os agrupamentos de energia e de bens Intermédios, com taxas de variação de 1,4 por cento e 0,3 por cento (1,3 por cento e 0,7 por cento em outubro de 2017, pela mesma ordem), deram os contributos mais significativos para a variação mensal do índice total (0,3 pontos percentuais no caso do agrupamento de energia e 0,1 pontos percentuais no de bens Intermédios).

Por secções, o aumento do índice total foi determinado pelas indústrias transformadoras, com um contributo de 0,5 pontos percentuais, originado pela taxa de variação mensal de 0,6 por cento (0,3 por cento em igual período do ano anterior).

Em destaque

Subir