Desporto

Prata! Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistam a primeira medalha portuguesa em Londres

k2 pimenta emanuelPortugal conquistou a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de 2012 através do k2. Nos 1000 metros, Fernando Pimenta e Emanuel Silva apenas foram batidos pelos húngaros, a mesma dupla que os havia derrotado na meiafinal.

A canoagem portuguesa conquistou a medalha que faltava: a olímpica. Neste caso, foi a de prata e por centímetros que não foi a de ouro. O mérito é todo de Fernando Pimenta, do Clube Náutico de Ponte de Lima, e de Emanuel Silva, outro minhoto que representa atualmente o Sporting. É, também, um triunfo dos dirigentes federativos, que desde o início da época delinearam apostar neste k2, inviabilizando a participação de Pimenta no k1.

Os portugueses começaram bem a prova, acompanhando os húngaros e os suecos na liderança. O k2 nacional fez praticamente todo o percurso no terceiro lugar, enquanto os nórdicos se batiam com os (mais) favoritos húngaros. Na parte final, Pimenta e Silva atacaram e deram a sensação de entrar na linha de meta em primeiro lugar, mas as imagens televisivas demonstraram (sem ser necessário o ‘photo finish’) que a Hungria entrou à frente, por escassos centímetros.

Os dois minhotos, que em 2010 integraram o k4 campeão europeu em Belgrado, demoraram 3m09s699, contra os 3m09s646 dos campeões olímpicos. A Alemanha beneficiou da quebra da Suécia (quinta) e terminou no derradeiro lugar do pódio, com 3m10s117.

Em destaque

Subir