Nas Notícias

Praias: “qualidade de ouro” da água atribuída pela Quercus a mais de metade das analisadas

praia_miraAs águas das praias em Portugal têm boa qualidade e, em mais de metade dos 526 espaços balneares analisados pela Quercus, chegam a ter “qualidade de ouro”. Ao todo, a associação distinguiu 290 praias com este galardão, mais quatro do que no passado.

As melhores praias de Portugal localizam-se no concelho de Albufeira, segundo uma analisa realizada pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, hoje apresentada. Depois de analisar a qualidade da água em 526 praias – juntando 11 novos espaços quando comparado ao relatório de 2011 –, a Quercus atribuiu a distinção de “qualidade de ouro” a um total de 290 praias, mais quatro do que no ano passado.

No dia em que começa a época balnear, a investigação da associação salientou também Almada, Vila Nova de Gaia, Vila do Bispo, Torres Vedras e Grândola, outras localidades onde a generalidade das praias merece elogios. No interior do País, a Quercus destacou dois espaços balneares em Pampilhosa da Serra, na categoria de ouro.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, salienta o relatório da associação, lembrando que as análises são efetuadas ao longo de cinco anos.

A má notícia é que ainda há cinco praias de “má qualidade”, entre as 526 analisadas. A associação justifica a ‘negativa’ com focos de poluição, geralmente de origem desconhecida.

Em destaque

Subir