Economia

Combustíveis: Preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer na próxima semana

combustivel_1A partir da próxima segunda-feira os preços dos combustíveis voltarão a baixar, refletindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. Será a sétima descida num espaço de dois meses.

Depois de, na semana passada, os valores do preço do gasóleo e da gasolina terem interrompido a escalada de descida que vinham a sofrer ao longo das últimas semanas, a partir da meia-noite de segunda-feira o preço médio destes combustíveis voltará a baixar.

Contudo, e em consequência da variação das cotações médias nos mercados internacionais, o valor da descida, quer no gasóleo, quer na gasolina, não ultrapassará um cêntimo por litro.

Segundo dados disponibilizados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e referentes a 2.599 postos de abastecimento em Portugal continental, o preço médio atual do gasóleo é de 1,428 euros por litro. Já o preço médio da gasolina sem chumbo 95 fixa-se neste momento nos 1,779 euros por litro.

Esta é a sétima descida num espaço de dois meses. Comparando com o valor mais alto de sempre registado em meados de Março, o preço do litro de gasóleo custará menos dez cêntimos a partir da próxima semana. Já a gasolina registará uma diferença de 14 cêntimos por litro relativamente ao seu pico, registado durante a segunda semana de Abril.

Recorde-se que o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal caiu 7,4% em Março face ao período homólogo, registando a sua 12.ª queda consecutiva.

Em destaque

Subir