Economia

Poveglia, a “ilha assombrada”, vai a leilão em Itália

poveglia 210povegliaPoveglia, a “ilha mais assombrada do mundo”, está à venda. Para abater a dívida, a Itália põe em leilão a ilha para onde eram desterradas as pessoas com peste e onde houve um asilo para doentes mentais. Já desabitada, foi visitada por um norte-americano que terminou “possuído” por um fantasma.

Poveglia é uma das cinco grandes propriedades estatais que a Itália vai colocar em leilão para, com o dinheiro da venda, abater a dívida do país.

O negócio levanta especial curiosidade por envolver aquela que é considerada “a ilha mais assombrada do mundo” e que provocou acessas guerras entre as cidades-estado Veneza e Génova.

Localizado na Lagoa de Veneza, era para este terreno que, na Idade Média, foram desterrados os infetados com peste.

No século XVIII, tornou-se num posto de quarentena para qualquer navio que pretendesse atracar no porto veneziano.

Em 1922, foi erguido um hospital para idosos, que funcionou até 1968. Dentro houve, segundo a lenda, um laboratório onde o diretor do hospital conduzia experiências clínicas, como lobotomias sem anestesia.

Possuído por fantasmas, esse mesmo diretor ter-se-á atirado da torre do hospital.

Mas não terá sido o único a ser possuído na “ilha mais assombrada do mundo”. Já desabitada e fechada aos turistas, um apresentador da série “Ghost Adventures”, do Travel Channel, conseguiu entrar em Poveglia e assumiu que, nesses dias, foi “possuído por um espírito”.

Este historial torna a ilha no principal destaque entre as propriedades que a Itália quer vender, como o Castelo de Gradisca d’ Isonzo (do século XV) e um grande mosteiro em Tarento. Para aumentar o interesse, o antigo hospital poderá dar lugar a um hotel de luxo com um contrato de arrendamento por 99 anos.

Ao todo, o Estado italiano pondera vender quase 150 propriedades, garantindo uma receita estimada em 500 milhões de euros.

Em destaque

Subir