Nas Notícias

Portugueses continuam a consumir medicamentos ilegais comprados na internet

medicamentos2Os portugueses continuam a arriscar a saúde com a compra de medicamentos ilegais através da internet, alerta um comunicado hoje divulgado pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Durante uma ação conjunta de fiscalização internacional levada a cabo por várias entidades mundiais, foram apreendidas, somente em Portugal, 33.658 unidades de medicamentos ilegais com um valor superior a 100 mil euros.

Do total de medicamentos aprendidos, vários destinavam-se ao tratamento do cancro, disfunção erétil e emagrecimento. Foram inspecionadas 133 278 encomendas postais, das quais 6740 foram apreendidas por conterem medicamentos ilegais e contrafeitos.

A Autoridade Tributária e Aduaneira considera os resultados desta fiscalização a prova de que “os portugueses continuam a correr sérios riscos de saúde devido à compra de medicamentos pela internet em websites não autorizados”, relembrando o cuidado necessário a ter, mesmo quando o site transmite uma imagem credível.

Esta operação internacional de combate a medicamentos falsificados realizou-se entre 25 de setembro e 2 de outubro e envolveu cerca de 100 países, resultando na detenção de 79 pessoas e na apreensão de mais de 3,7 milhões de medicamentos potencialmente letais. O valor total dos medicamentos apreendidos ronda os oito milhões de euros.

Em destaque

Subir