Ralis

Thierry Neuville é o primeiro líder do Rali de França

Neuville1O belga Thierry Neuville tornou-se no primeiro líder do Rali de França-Alsácia, pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade, ao impor-se na Super-especial, realizada no final desta quinta-feira no centro de Estrasburgo.

Aos comandos do DS3 WRC da equipa Citroën Junior, Neuville gastou menos oito décimos de segundo do que Jari-Matti Latvala, o segundo mais rápido no estreito e curto percurso, enquanto a terceira melhor marca foi partilhada por três pilotos.

Dani Sordo, Petter Solberg e Mikko Hirvonen cumpriram o percurso em mais 1,3 segundos do que Neuville. O trio gastou menos uma décima que o ‘out-sider’ Sebastien Chardonnet e menos três que o campeão do Mundo e superfavorito Sebastien Loeb.

Chardonnet – um protegido do co-piloto de Loeb – mostrou assim ser uma nova estrela para os ralis, sobretudo os disputados em pisos de asfalto, ainda que quando chegar o primeiro dia de estrada, esta sexta-feira, possa perder algum terreno para os pilotos de fábrica.

Mais à vontade em superfícies de terra, Mads Ostberg foi supercauteloso em Estrasburgo, não indo além do 12.º tempo. Mesmo assim o norueguês foi bem melhor do que Nasser Al-Attiyah, que protagonizou um embaraçoso pião e foi pior do que o campeão do Mundo de Carros de Turismo, Yvan Muller, que aos comandos de um Mini rubricou o 26.º registo.

Classificação após a 1.ª especial

1.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroën DS3 WRC)  2m44,7s

2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Ford Fiesta RS WRC) + 0,8s

3.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Mini JCW WRC) + 1,3s

4.º Petter Solberg/Chris Atkinson (Ford Fiesta RS WRC) + 1,3s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (CitroënDS3 WRC) + 1,3s

6.º Sebastien Chardonnet/Thierry de La Haye (Citroën DS3 WRC) + 1,4s

7.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) + 1,6s

8.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 2,5s

9.º Evgeny Novikov/Ilka(Ford Fiesta RS WRC) + 3,6s

10.º Chris Atkinson/GlenMacNeall (Mini JCW WRC) + 4,2s

 

Em destaque

Subir