Nas Notícias

Mendes defende que aumento no IRS é “assalto fiscal à mão armada” para “matar classe média”

Mendes defende que aumento no IRS é “assalto fiscal à mão armada” para “matar classe média”

marques mendesO antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, classifica o aumento do IRS, proposto pelo Governo, de “assalto à mão armada”. Na TVI24, Mendes acusou executivo de Passos Coelho de “brutalidade” e defendeu que chamar “agravamento” às mudanças no IRS é pleonasmo.

Marques Mendes foi extremamente duro na análise ao agravamento fiscal no IRS, imposto pelo Governo, para substituir a Taxa Social Única nas contribuições para a Segurança Social. Segundo o ex-presidente do PSD, o que o executivo de Passos Coelho fez foi uma “brutalidade”

“Estamos perante um assalto fiscal. Não se pode chamar agravamento fiscal, nem sequer aumento fiscal enorme, como argumentou o ministro das Finanças. Trata-se de uma espécie de assalto à mão armada feito ao contribuinte”, disse Luís Marques Mendes, em declarações reproduzidas no canal TVI24.

Marques Mendes, que é um dos conselheiros de Estado, não concorda com estas medidas do Governo do PSD e do CDS. “Estas medidas servem para matar a classe média”, argumentou o ex-presidente social-democrata, muito crítico e desapontado com a excessiva austeridade que deve provocar um efeito recessivo, com custos elevados para a economia.

Com estas medidas, Luís Marques Mendes prevê “mais recessão” e um aumento da atividade na economia paralela. “Haverá mais fuga aos impostos, aumentará o desemprego e o Estado terá de suportar mais prestações sociais”. Assim, acrescenta, haverá “maiores despesa na área social”, com “menos receita”, do lado fiscal.

Porém, Marques Mendes vai mais longe e compara a política de Pedro Passos Coelho com a do anterior Governo, liderado por José Sócrates, que o antigo presidente do PSD sempre criticara.

“Sempre apontei o dedo ao Governo anterior. Mas esta é a receita do PS, que defende um Estado grande e impostos altos”, referiu ainda Marques Mendes.

Recorde-se que o Governo, para conseguir a receita prevista com a Taxa Social Única, medida que entretanto abandonou, propôs uma redução de escalões do IRS, que vai resultar num aumento de impostos, além de uma sobretaxa de quatro por cento.

Em destaque

Subir