Nas Notícias

Portugal e Vietname unidos pela maior aventura de comboio

portugal vietname de comboio

A maior linha de ferrovia do mundo, com 17 mil quilómetros de extensão, une o Vietname a… Portugal.

O Transsiberiano é, talvez, a linha ferroviária mais mítica do mundo. Mas não é a mais longa. Se quiser fazer a maior viagem de comboio tem obrigatoriamente de passar por Portugal.

É no Porto que começa (ou acaba) aquela que é a viagem direta de comboio mais comprida, com um total de 17 mil quilómetros de extensão.

A primeira mudança de carruagem ocorre em Coimbra, quando é necessário apanhar o famoso Sud Expresso, com destino a Paris.

Desde que deixamos o Porto já estamos na Eurail, a rede ferroviária da União Europeia. Combinando os horários o melhor possível, chega-se a Varsóvia, na Polónia, em ‘apenas’ 40 horas e 33 minutos, incluindo as mudanças de fuso horário.

Aqui abre-se a opção de seguir para a Rússia através dos países bálticos, mas aí não seria a viagem mais direta: pelo que então vamos pela Bielorrúsia até Moscovo, onde se apanha o mais famoso comboio do mundo: sim, o já citado Transsiberiano.

Quando se chega a Pequim, na China, já a viagem está no final. Resta entrar no Vietname e beneficiar de uma inesperada ‘vantagem’ da guerra: o país ficou tão destruída que a rede ferroviária teve de ser criada de raiz, pelo que tem um dos mais modernos serviços de comboio.

Contas feitas, foram 17 mil quilómetros em 327 horas (mais de 13 dias), incluindo as mudanças de fuso horário, por um preço que ronda os 2000 euros (ou 3500, se quiser fazer as viagens possíveis em primeira classe).

Está pronto a embarcar na aventura?

Em destaque

Subir