Mundo

Portugal piora classificação no ranking de países corruptos com registo preocupante

corrupcaoPiorando a posição do ano passado, Portugal surge no 33.º lugar do ranking de países menos corruptos, no Índice de Percepção da Corrupção relativo a 2012, da Transparency International, com 176 avaliados. No que diz respeito à corrupção nos países da União Europeia (UE), Portugal é apenas o 15.º.

Portugal ocupa o 33.º posto ranking da transparência da Transparency International, que avalia a corrupção de 176 países. Esta classificação surge como ferramenta para que os países e instituições combatam a corrupção.

“A Transparency International alertou constantemente a Europa para lidar com os riscos de corrupção no setor público para lidar com a crise financeira, apelando a esforços mais vigorosos para tornar as instituições públicas à prova de corrupção”, revela esta organização não-governamental, num comunicado que surge em anexo à classificação.

Em comparação com a classificação do ano passado, Portugal piora o seu desempenho, caindo uma posição. Já Espanha conseguiu combater a corrupção está mais perto do topo dos países menos corruptos.

Portugal tem 63 valores numa classificação que tem como nota máxima 100 pontos. Quanto maior for essa classificação, menos corrupto o país é considerado. A classificação da Transparency International foi tornada pública nesta quarta-feira.

Numa análise à UE, Portugal surge num 15.º lugar, classificação negativa, sendo que realidade pior apresentam sobretudo os países de leste e do sul da Europa. Itália e Grécia viram as práticas de corrupção aumentar, em comparação com a tabela do Transparency International do ano passado.

No topo da tabela estão Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, considerados os países mais limpos de corrupção do mundo. No extremo oposto estão Afeganistão, Coreia do Norte e Somália, considerados os países mais corruptos.

A Transparency International, uma organização não-governamental, avalia 176 países, analisando os casos de corrupção detetados

Ranking de transparência:

1.ºs Dinamarca (90 pontos), Finlândia (90), Nova Zelândia (90)
4.º Suécia (88)
5.º Singapura (87)
6.º Suíça (86)
7.ºs Austrália (85) e Noruega (85)
9 e 10.º Canadá (84) e Holanda (84)
(…)
13.º Alemanha (79)
17.ºs Japão (74) e Reino Unido (74)
19.º Estados Unidos (73)
(…)
22.º França (71)
(…)
30.º Espanha (65)
(…)
33.º Portugal (63)
(…)
176.º Afeganistão (8)

Em destaque

Subir