Nas Notícias

Portugal faz análises ADN a carne de vaca com proveniência do leste europeu

lasanha inglaterraAnálises ao ADN da carne de vaca em Portugal foram feitas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), segundo adianta o secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito. Portugal antecipa a diretiva da Comissão Europeia, no âmbito do escândalo da carne de cavalo vendida por matadouros romenos.

A carne de vaca importada por Portugal está a ser investigada pela ASAE, segundo esclarece o secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, em declarações à TSF.

Aquela autoridade antecipa, deste modo, a diretiva da Comissão Europeia, que recomendou estes exames após ter sido descoberta a venda de carne de cavalo, por parte de alguns matadouros na Roménia.

A carne de cavalo foi entretanto distribuída para empresas de transformação e acabaram nas prateleiras dos supermercados, disfarçada de carne de vaca, em hambúrgueres, lasanhas e outros preparados.

“Mais do que obedecer à diretiva da Comissão Europeia, Portugal já atuou. Já antecipámos essa mesma diretiva comunitária. Foram feitas análises e amostragens de diferentes peças e preparados à base de carne de vaca, para detetar se existe carne de cavalo. Estas investigações são feitas através de testes de ADN”, realça Vieira e Brito.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir