Economia

Portugal escapa às mudanças na Coca-Cola, que em Espanha encerra fábricas e despede

coca cola 210coca colaA Coca-Cola anunciou uma reorganização ibérica que, afinal, irá abranger apenas a Espanha. Portugal ficará de fora enquanto a multinacional encerra quatro fábricas no lado de lá da fronteira, mandando cerca de 750 trabalhadores para o desemprego.

A Coca-Cola Iberian Partners, empresa que agrega os engarrafadores das principais marcas do grupo Coca-Cola, vai avançar para uma reestruturação em Espanha. Apesar da estrutura ser ibérica, Portugal não será afetado pelas mudanças iminentes, como realçou Tiago Santos Lima, diretor de relações públicas e comunicação do grupo, em declarações ao Negócios: “não afeta nada da operação em Portugal”.

De acordo com o comunicado emitido em Espanha pela Central Sindical Independiente y de Funcionarios, a Coca-Cola vai encerrar pelo menos quatro fábricas – em Fuenlabrada, Alicante, Palma e Colloto – e despedir cerca de 750 trabalhadores. Outros 500, segundo a notícia avançada pelo Europa Press, serão transferidos para outras unidades do grupo.

Em Espanha, a Coca-Cola possui 11 fábricas, com cerca de 4200 trabalhadores, enquanto em Portugal detém apenas a unidade de Refrige, em Azeitão, onde existem cerca de 400 postos de trabalho. A reestruturação tem por objetivo, segundo uma nota que a Coca-Cola Iberian Partners terá distribuído aos sindicatos, “eliminar duplicidades e ineficiências e unificar critérios” nas atividades do grupo.

As mudanças anunciadas integram-se num projeto de reorganização que começou em outubro de 2012, quando a Coca-Cola fundiu os vários engarrafadores com os quais opera na Península Ibérica. Em Portugal, a Autoridade da Concorrência deu ‘luz verde’ à operação em fevereiro do ano passado.

Em destaque

Subir