Desporto

Portugal escala ranking da UEFA, ultrapassa França e atinge quinto lugar

dublin_liga_europa_tacaResultados das equipas portuguesas nas provas da UEFA – duas vitórias e dois empates, na última ronda – permitiram a Portugal ultrapassar a França no ranking e chegar ao quinto lugar, nesta época. A tabela define o número de clubes qualificados para a Liga dos Campeões e Liga Europa. A confirmar-se o quinto posto, Portugal terá três equipas qualificadas para a Champions, em 2013/14.

Portugal continua a somar pontos nas provas da UEFA e atingiu o quinto lugar da classificação de países, que define o número de clubes presentes em cada uma das competições europeias. A mais recente jornada permitiu superar a França.

As vitórias de Benfica e Sporting e os empates de FC Porto e Sporting de Braga garantiram os pontos necessários para conseguir subir um posto na tabela. Se Portugal mantiver esse quinto lugar, conseguirá apurar diretamente os três primeiros classificados para a Liga dos Campeões. O número de equipas presentes na Liga Europa também aumenta.

Na última época, Portugal conseguiu assegurar o sexto posto, o que terá repercussões já na próxima temporada. Assim, o campeão e o vice-campeão terão entrada direta na Liga dos Campeões (em 2011/12, o vice-campeão Benfica teve de superar a terceira pré-eliminatória).

Essa qualificação é um dado adquirido, visto que resulta do sexto lugar conquistado na época passada, muito à custa das excelentes prestações de FC Porto e Sporting de Braga, que atingiram a final da Liga Europa e amealharam pontos preciosos.

Na próxima temporada, campeão e vice-campeão jogam a Liga dos Campeões e o terceiro classificado disputa a terceira pré-eliminatória de acesso a essa competição. Além destas três equipas, outras três disputam a Liga Europa.

A confirmar-se o quinto lugar, à frente da França, abre-se entrada direta na Champions para o terceiro classificado (sem playoff) e mais uma vaga na Liga Europa. Este novo cenário aplicar-se-á apenas na época 2013/14.

O sistema de pontos da UEFA funciona da seguinte forma: por cada vitória dos seus representantes, atribuem-se dois pontos aos países; por cada empate, apenas um. Estes pontos são divididos pelo número de equipas que foram qualificadas.

Por exemplo, um país com seis equipas que consiga, numa jornada, duas vitórias e dois empates, terá direito, nessa ronda, a seis pontos (quatro das vitórias e dois dos empates). Esses seis pontos terão de ser divididos pelos seis clubes presentes nas provas, o que significaria que, nessa ronda, o país teria um ponto.

Além da pontuação decorrente dos resultados, há pontos de bônus atribuídos aos clubes que atinjam oitavos, meias-finais e final. São considerados para este cálculo as últimas cinco épocas. O FC Porto é o clube com mais pontos conquistados nos últimos cinco anos, enquanto o Benfica é o que mais contribuiu na presente época.

Em destaque

Subir